segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Avisado foi, disponível estava a informação.

Sobre o texto "Enade", em Mundo dos Jornalistas, de Ayne Salviano. O texto base cita Sérigo Matsuura, site Comunique-se, prova do Enade de 8/11, Rafaella Javoski, professor Nilson Lage e o MEC.


por HENRIQUE PERAMA

"Agora que tive espaço em uma escola de línguas, dou-me ao luxo de traduzir. Atenção ao último parágrafo:

Manual: Significa que existem regras, métodos, que, se alguém os leu, deveria entender que eram os que deveriam ser seguidos (Ou o que determinaram como certo).

Especialistas: Especial não significa melhor, obrigatoriamente, mas significa específico. se há especificidade, não há espaço para abrangência ampla ou variada. O especialista é bom porque mexe só com isso ou aquilo. Se fosse bom em tudo, seria um oráculo.

Comissão: Significa que estão em maior número e fiscalizarão. Se um ceder, outros estarão lá para lembrá-lo do propósito. A ovelha que se desgarra geralmente vai para o altar.

Apoio técnico: não é espiritual, não é emocional, não é filantrópico. É técnico. E técnicas são específicas de gêneros. Se é livre, não é técnico.

De Notório Saber: Se é notório, significa que DEVE ser conhecido. E se estão declarados, o indivíduo que se submete a tal crivo deveria estar ciente da atuação deles.

Atuantes na Área: Significa que é a eles que dão ouvidos agora.

Responsáveis pela determinação: Precisa explicar "determinação"? Se é determinado, adiantaria alguém tentar convencer do contrário ou do diferente?

A serem avaliados: Significa que não apenas somarás pontos, mas verificarão tuas idéias, tendências, propensões, riscos oferecidos. A maneira como se articula o conhecimento proposto, ou seja, a informação-base, é analisada e não só comparada a uma tabela de referências numéricas.

Moral da História: Se há um manual e seus avaliadores declaram especificidades, SAIBA ONDE ESTÁ PISANDO!

HENRIQUE PERAMA

Beijão de saudade!!!!! Que falta me faz aquele quintal!"

Nenhum comentário:

Culto&Grosso: Mostre isso aqui p'ra eles!

Culto&Grosso: Mostre isso aqui p'ra eles!