terça-feira, 21 de julho de 2009

O Grande Bonsai

Ele devia ser grande mas o querem menor, bonitinho.
Ele é enorme, mas há quem o queira dentro de um apartamento, ao alcance dos olhos e passível de cuidados.

A arte japonesa nos permite trazer uma árvore inteira às mãos, olhá-la por todos os ângulos, ver o topo de sua copa sem precisar estar “por cima”. Mas quem a escolhe também abstém-se da sombra, do balanço de corda e pneu. Abstém-se de encostar-se ao tronco e de ver a copa, por baixo.

O filho mais sábio de Deus preferiu cuidar do quintal e deixá-lo bonito, agradável, sustentável. Quis enxergar todo um planeta como um bebê de colo, quis limpá-lo, vesti-lo, tatuá-lo, esfoliar sua pele, passar-lhe adstringente e cobri-lo de novo, como acha apropriado.

Conseguiu convencer-se de que é capaz de envasar o mundo, controlar seu crescimento, impedir que envelheça e morra.

Esqueceu-se que Bonsai* é belo, mas é arte. Como é possível respeitar a Mãe Natureza se o Homem quer preservar o Meio Ambiente?


* A referência ao Bonsai, técnica de cultivo em que plantas são podadas sistematicamente para desenvolverem-se em tamanho reduzido, é apenas ilustrativa, como metáfora sobre a capacidade humana de dominar a natureza. Não há intenção do autor ou deste provedor de conceber qualquer forma de desrespeito ou depreciação da citada arte oriental, nem de agregar ou associar, à mesma, qualquer valor ou idéia reprovável.

2 comentários:

Unknown disse...

Metáfora perfeita. Me fez lembrar da história do elefante, que permanece amarrado a uma corda apesar da sua força descomunal. É que o deixaram assim desde filhote. Quando pequeno, ele bem que tentou escapar, mas a corda era mais forte do que ele. Crescido, nem tenta mais depois de tantos fracassos, e por isso os homens conseguem prendê-lo, da mesma maneira que fazem com o pensamento dos homens...

IQ disse...

Iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiisso!!! Era bem isso que eu queria! A mensagem dentro da mensagem! Valeu sempre!!! Nem era tanto pela ecologice, mas pela incoerência não percebida porém muito clara quando "se escuta o que se ouve"!
Bjo sempre!

Culto&Grosso: Mostre isso aqui p'ra eles!

Culto&Grosso: Mostre isso aqui p'ra eles!